quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Retomada dos mutirões de cirurgias e fortalecimento do Programa de Imunização são articulados pela Casa Civil e Ministério da Saúde


Durante a reunião realizada no gabinete da Casa Civil nesta quarta-feira (25), o ministro da pasta, Rui Costa, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, articularam um conjunto de ações que visam a retomada do Programa Nacional para Redução de Filas, além de estratégias que assegurem maior celeridade nas atividades do Plano Nacional de Imunização.

Os dois assuntos estão entre as prioridades do Governo Lula e serão apresentados na reunião do presidente com os governadores que deve acontecer na próxima sexta-feira (27). A expectativa é de que por meio de uma articulação tripartite, envolvendo o Governo Federal, os municípios e os estados seja possível zerar a fila de espera por consultas e cirurgias e acelerar a imunização dos brasileiros.

A ministra da saúde, Nísia Trindade, pontuou que a reunião foi "preparatória" para algumas das entregas dos 100 primeiros dias de governo a serem anunciadas. Amanhã, dia 26, faremos uma reunião tripartite para tratar da imunização e da redução de filas de consultas e cirurgias, além da Farmácia Popular. Discutiremos com a representação de estados e municípios para que possamos avançar nessas questões”, explica a ministra.

Já o ministro Rui Costa, pontuou que as ações serão apresentadas aos governadores para que, de forma conjunta e alinhada, consigam levar os serviços de saúde à população de forma mais rápida. “A pedido do presidente Lula, o foco é reduzir as filas de espera por exames e cirurgias em todo o país e fortalecer o Programa Nacional de Imunização. Contamos com o apoio de estados e municípios para que possamos atingir esses objetivos”, ressalta Rui Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário