quarta-feira, 19 de maio de 2021

Orquestra Ouro Preto retoma Núcleo de Apoio a Bandas com método de ensino virtual em cinco estados brasileiros


No próximo sábado, 22 de maio, a Orquestra Ouro Preto retoma as atividades do Núcleo de Apoio a Bandas, com o qual capacita bandas musicais do interior do Brasil com conteúdo técnico e pedagógico para que a história e a tradição dessas corporações tão importantes para a cultura nacional sejam preservadas.

Sob a coordenação do músico João Paulo Moreira e do Maestro Rodrigo Toffolo, o projeto, totalmente gratuito, oferece atividades práticas e teóricas, em consultorias, oficinas e palestras.

Por causa das limitações da pandemia, os encontros serão novamente virtuais. Neles, regentes das mais de 20 bandas musicais receberão aulas e orientações semanais no formato on-line.

"Tivemos que adaptar e reinventar o jeito de ensinar e fazer música nas corporações musicais, e para manter o processo de aprendizado foi desenvolvido um sistema de ensino à distância simples e eficiente que deu muito certo no ano passado e vamos repetir este ano, incluindo novas disciplinas e ampliando o número de alunos", destaca Rodrigo Toffolo.

O maestro afirma também que, além da importância artística e cultural, as bandas são ferramentas de cidadania e interação social em muitas comunidades. Por meio do Núcleo de Apoio a Bandas, a Orquestra propõe estabelecer um diálogo com esses fazeres tradicionais, trocar experiências e sugerir caminhos para a sua preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário