quarta-feira, 15 de julho de 2020

OMS e UNICEF alertam para um declínio na vacinação durante a pandemia de Covid-19


A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alertaram hoje sobre um declínio alarmante no número de crianças que recebem vacinas vitais em todo o mundo. Isso ocorre devido a interrupções na entrega e na aceitação dos serviços de imunização causadas pela pandemia de Covid-19. De acordo com novos dados da OMS e da UNICEF, essas interrupções ameaçam reverter o progresso conquistado com muito esforço para alcançar mais crianças e adolescentes com uma gama mais ampla de vacinas, o que já vem sendo dificultado por uma década de cobertura estagnada. 

Os dados mais recentes sobre estimativas de cobertura de vacinas da OMS e do UNICEF para 2019 mostram que melhorias como a expansão da vacina contra o HPV para 106 países e maior proteção para crianças contra mais doenças estão em perigo de decair. Por exemplo, dados preliminares para os primeiros quatro meses de 2020 apontam para uma queda substancial no número de crianças que completam três doses da vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DTP3). É a primeira vez em 28 anos que o mundo vê uma redução na cobertura de DTP3. 

“As vacinas são uma das ferramentas mais poderosas da história da saúde pública e agora mais crianças estão sendo imunizadas do que nunca. Mas a pandemia colocou esses ganhos em risco. O sofrimento e a morte evitáveis de crianças que perdem as imunizações de rotina podem ser muito maiores do que a própria Covid-19. Mas não tem que ser assim”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. "

Devido à pandemia de Covid-19, pelo menos 30 campanhas de vacinação contra o sarampo estavam ou estão em risco de ser canceladas, o que poderá resultar em novos surtos em 2020 e além.

Informações OMS e UNICEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário