segunda-feira, 21 de abril de 2025

Vaticano anuncia a morte de Papa Francisco: o fim de uma era


O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, às 7h35 (horário de Roma), em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. Ele tinha 88 anos e enfrentava problemas respiratórios desde fevereiro, que o levaram a uma internação de 37 dias no Hospital Gemelli. Sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, quando concedeu a bênção Urbi et Orbi visivelmente debilitado . 

O anúncio oficial foi feito pelo camerlengo, cardeal Kevin Farrell, que declarou: “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja” . 

Legado e Pontificado 

Eleito em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI, Francisco foi o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história. Durante seu pontificado, promoveu reformas na Cúria Romana, combateu a corrupção e os abusos sexuais na Igreja, e defendeu uma maior inclusão de mulheres e da comunidade LGBTI. Sua postura progressista em temas como aborto, sacerdócio feminino e casamento entre pessoas do mesmo sexo gerou debates dentro e fora da Igreja . 

Cerimônias Fúnebres e Sucessão 

Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em uma capela simples, conforme seu desejo de humildade. Com sua morte, inicia-se o período de Sede Vacante, e o conclave para eleger o novo papa deverá ocorrer entre 15 e 20 dias após o falecimento . 

Líderes e fiéis ao redor do mundo expressaram pesar pela perda do pontífice. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi uma das primeiras a lamentar publicamente o falecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário