quarta-feira, 19 de março de 2025

Japão desenvolve medicamento inovador que faz crescer novos dentes


Pesquisadores japoneses estão desenvolvendo um medicamento inovador que pode estimular o crescimento de novos dentes em humanos. O tratamento visa desativar a proteína USAG-1, que normalmente inibe o desenvolvimento dentário, permitindo assim a regeneração de dentes perdidos. 

Os testes pré-clínicos em animais, como ratos e furões, mostraram resultados promissores, com o crescimento de novos dentes sem efeitos colaterais significativos. Com base nesses resultados, os ensaios clínicos em humanos começaram em setembro de 2024 no Hospital Universitário de Quioto, no Japão. 

Na primeira fase dos testes, 30 participantes saudáveis, com idades entre 30 e 64 anos e ausência de pelo menos um dente molar, receberam o medicamento para avaliar sua segurança e dosagem adequada. A segunda fase está programada para incluir crianças de 2 a 7 anos com agenesia dentária, uma condição congênita que resulta na ausência de dentes desde o nascimento. 

Se os ensaios clínicos forem bem-sucedidos, espera-se que o medicamento esteja disponível comercialmente até 2030, oferecendo uma alternativa revolucionária às dentaduras e implantes dentários atualmente utilizados para substituir dentes perdidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário