terça-feira, 8 de março de 2022

Saúde com Agente: inscrições para cursos técnicos iniciam em 14 de março

 


O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, publicou, nesta segunda-feira (7), o edital do processo seletivo do Programa Saúde com Agente. As inscrições nos cursos de Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE) são gratuitas, iniciam na segunda-feira (14) e vão até 18 de abril.

Para se inscrever, basta acessar o sistema da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O resultado final será divulgado em 23 de maio, também pelo site.

Processo seletivo

Serão ofertadas 200 mil vagas, sendo 138 mil para ACE e 62 mil para ACS. Cada capacitação terá 1.250 horas/aula e será feita em dez meses. As aulas serão ministradas na modalidade Educação a Distância (EaD), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Podem participar do processo seletivo todos os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias; os trabalhadores ativos do SUS, que exerçam atividade profissional nos municípios que aderiram ao Programa Saúde com Agente e que possuam formação de Nível Médio ou que estejam cursando o último ano do Ensino Médio ou matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio.

Vale ressaltar que o Agente de Saúde selecionado no processo seletivo deverá permanecer vinculado ao SUS durante todo o período de realização do curso, devendo informar imediatamente à coordenação a perda ou a alteração desse vínculo. A perda de vínculo do agente implicará no cancelamento de sua matrícula e consequentemente no desligamento do curso.

Na Bahia cidades como Cairu, Taperoá E Valença aderiram ao programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário