quinta-feira, 30 de setembro de 2021

No Outubro Rosa, órgãos do Governo do Estado realizam ações de prevenção ao câncer de mama e promoção da autoestima


Criado como um movimento mundial para a prevenção e controle do câncer de mama, a campanha Outubro Rosa contará, este ano, com uma série de ações do Governo do Estado. Um dos destaques é a oferta, pela Secretaria de Saúde (Sesab), de 14 mil exames de mamografia na capital e interior. Já a Secretaria da Agricultura (Seagri) irá promover a conscientização sobre o câncer de mama, direcionada às mulheres produtoras rurais. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) lança, nesta sexta-feira (1º), às 10h, a edição 2021 do Projeto Ligadas por Fios, para a arrecadação de mechas de cabelo que serão transformadas em perucas e distribuídas a mulheres em tratamento contra a doença.

Este ano, a Sesab completa 10 anos de ações itinerantes de conscientização, detecção precoce e tratamento do câncer de mama. Na última década foram realizadas mais de 800 mil mamografias bilaterais e 62 mil ultrassonografias em mulheres residentes nos 417 municípios baianos. Os exames serão realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pela internet, a fim de evitar filas e aglomerações no atendimento.

Na capital baiana, as mamografias serão ofertadas em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Já no interior, as 21 Policlínicas Regionais de Saúde ofertarão os exames, no entanto, o agendamento ocorre nos postos de saúde ou nas Secretarias Municipais de Saúde. No dia marcado para o exame, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço no município.

Aliando-se às ações do Outubro Rosa, o Hospital da Mulher terá uma programação especial, que será iniciada no dia 4 de outubro, com a realização de punções mamárias (biópsias) para pacientes, em articulação com as Policlínicas, visando reduzir o tempo do diagnóstico e tratamento para as pacientes. Durante todo o mês de outubro serão realizadas cirurgias de reconstrução mamária para pacientes oncológicas da unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário