sexta-feira, 7 de maio de 2021

Saúde distribui quase 1 milhão de vacinas do Butantan para segunda dose


O Ministério da Saúde está enviando para os estados e Distrito Federal quase 1 milhão de doses da vacina Covid-19 produzida no Brasil pelo Instituto Butantan com matéria-prima importada. O novo lote da Coronavac, recebido pela pasta na quinta-feira (6/5), é destinado apenas para a segunda dose, com o objetivo de completar os esquemas vacinais de mais de 900 mil pessoas. A previsão é de que todas as Unidades Federativas recebam os imunizantes a partir desta sexta-feira (7/5).

Estão sendo enviadas doses para ajuste no esquema e/ou continuidade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO): nesse caso, estados e DF poderão utilizar o quantitativo para conclusão dos esquemas incompletos ou para seguir com a vacinação de grupos prioritários, usando as doses para o esquema completo (dose 1 e 2).

Além disso, a pauta também contempla idosos entre 60 e 64 anos, agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia, e trabalhadores da saúde de Santa Catarina. As informações atualizadas estão no 16º informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante. No caso da vacina do Butantan, o intervalo entre as doses é de quatro semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário