sábado, 6 de março de 2021

57% dos desempregados em Alagoas só possui o ensino médio completo


Em 2020, devido a crise econômica, somente no estado de Alagoas, foram 27.4646 pessoas demitidas, a maioria está na faixa etária de 30 a 39 anos e só possui ,como formação, o ensino médio completo. Os dados são do Cadastro Geral de Desempregados (Caged). A maioria dos desempregados pertenciam ao setor industrial, seguido pelo setor de comércio e serviços alagoanos. Os três setores sofreram com a queda do turismo e a imposição do isolamento social.

Em entrevista ao Gazeta de Alagoas, a mestra em RH, Aristella Lemos, evidencia: "Entre a grande maioria das indústrias do nosso estado, se você observar quais profissionais foram desligados, foi justamente a mão-de-obra, ou seja, o operário. Geralmente aqui, essas pessoas não possuem qualificação, infelizmente por conta disso, para o mercado, elas são facilmente substituíveis".

No início do mês, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) realizou a primeira reunião extraordinária e divulgou a concessão de incentivos fiscais e locais para cinco empreendimentos, que devem injetar juntos mais de R﹩186,7 milhões na economia estadual e garantem a contrapartida de geração de aproximadamente 500 empregos diretos. Além desses 5 empreendimentos, diversas empresas enxergaram na crise, a oportunidade, foi o caso do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), com mais de 25 anos de experiência na qualificação e direcionamento de jovens e adultos para o mercado de trabalho, chega em Arapiraca.

Visando requalificar a população do agreste Alagoano, o CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos - investiu por volta de 1 milhão de reais na unidade de Arapiraca que será inaugurada no próximo dia 15 de março. "O povo Arapiraquense tem o empreendedorismo nas veias desde a criação da cidade que é a região do segundo maior conglomerado de indústrias e comércio, atrás da capital Maceió. Estamos trazendo toda a infraestrutura e inovação da rede Cebrac para a unidade Arapiraca", explica Carla Casu, de 29 anos, que está à frente da nova unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário