sexta-feira, 10 de julho de 2020

Pelo 14º mês seguido desmatamento na Amazônia cresce



O desmatamento na Amazônia teve mais um mês de alta em relação ao ano anterior, o 14º seguido, e é o maior desde 2016. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a destruição da floresta cresceu cerca de 10% em relação ao mesmo mês de 2019 e atingiu o maior valor de km² destruídos da série histórica recente, que começou em 2015. Junho registrou mais de 1.000 km² destruídos.

O crescimento ocorre mesmo com a propaganda ação Verde Brasil 2, que colocou o Exército na floresta para ajudar no combate ao desmatamento, e com a pressão de investidores internacionais por ações do governo para combate ao desmate.

A reportagem do jornal paulista usou dados do Deter, programa do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que mede a derrubada de floresta praticamente em tempo real e é usado para auxiliar ações do Ibama de combate a crimes ambientais.

O sistema também pode ser usado para acompanhar a tendência de desmatamento na Amazônia, que tem sido crescente desde antes do início do governo Jair Bolsonaro.

Informação Bahia.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário